Mãe tomando café e lendo livro na cama sem os filhos, em tempo para si

Como criar tempo para si na Europa com filhos

5
(3)

Você sonhou em ser mãe e gosta de aproveitar cada momento com seu filho.

Você ama seus filhos de coração e gosta de vê-los crescendo. Com certeza quer fazer o melhor para o seu filho.

No entanto, além de seu instinto materno, cresce também a vontade e desejo de ter tempo para si mesma. São vontades, desejos, inseguranças, alegrias e amor infinito ao mesmo tempo. Neste artigo, você vai saber como criar tempo para si na Europa com filhos.

Mãe relaxando na sacada, com as pernas para cima e tomando água de côco em tempo para si
Fonte: Artem Beliaikin para Unsplash

Reconheça as suas necessidades

Ser mãe não é um emprego que dura de 9 às 17 horas. A correria é 24 horas por dia e o primeiro desafio é como atender as necessidades do filho e as suas próprias.

O reconhecimento dessa necessidade é o primeiro passo para alcançar o equilíbrio na sua vida.

O segundo passo é descobrir quais são as suas necessidades particulares. Elas são diferentes para cada pessoa e variam muito. Podem ser uma atividade física, passeios, ir ao salão de beleza, estudar, encontrar amigas, trabalhar e até mesmo ter momentos de tranquilidade e não fazer nada.

Como arrumar tempo para as suas atividades?

Você, que é mãe, tenta estar em dois lugares de uma só vez?

Voce busca uma maneira de combinar a maternidade e tempo livre para si mesma?

Na maioria das vezes, você provavelmente tenta fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Enquanto seu filho faz o dever de casa, você tenta postar uma foto no Instagram. Ou você recebe um telefonema de uma amiga e coloca os filhos em frente à TV. Na hora do jantar ou quando coloca os filhos na cama, as coisas que você queria ter feito ficam atormentando a sua cabeça.

Parece que você está tão ocupada, fazendo tanta coisa, mas ao mesmo tempo ainda tem tanto por fazer… Reconhece isso?

Leia também:  Reajustar a carreira na Europa: 5 dicas

Ser mãe e mulher ao mesmo tempo são papeis diferentes que você precisa exercer.  

Os dois papéis pedem a sua atenção. O seu filho quer atenção, mas você, como mulher, também precisa se dedicar a si mesma. Ao querer fazer duas coisas ao mesmo tempo, cria uma certa inquietação.

Da inquietação para a tranquilidade

Três dicas práticas para obter mais equilíbrio na sua vida e uma performance melhor no dia a dia:

1 – Procure soluções simples e delegue atividades que não precisam ser feitas por você

Converse com seu parceiro sobre a participação dele na criação dos filhos e nas necessidades da casa.

Casal cozinhando e conversando sem os filhos, em tempo para si
Fonte: Edgar Castrejon para Unsplash

Aproveite que na Holanda e em outros vários países da Europa é comum que as mulheres tenham como prioridade a liberdade individual. Mesmo que o marido trabalhe e a mulher não, as tarefas domésticas são divididas entre o casal. O pai faz parte da maternidade.

Tem sido cada vez mais comum na Holanda o pai ficar em casa alguns dias da semana para cuidar dos filhos. Conforme pesquisa do Instituto de Pesquisa Social e Cultural na Holanda, o pai jovem cuida cada vez mais das crianças durante a semana enquanto a mãe trabalha fora. Um em três pais faz isso um dia inteiro da semana. Existe até nome: o chamado de papadag (dia do pai). Nem sempre quer dizer que os pais trabalhem menos, muitas vezes eles trabalham com mais flexibilidade ou trabalham de casa. (Fonte: www.scp.nl)

Em 1º de janeiro de 2019, entrou em vigor na Holanda o direito à licença paternidade. Se o pai trabalha durante cinco dias por pelo menos seis horas por dia, ela tem direito a 30 horas de licença paternidade. Em 2020, a licença paternidade se estenderá para até seis semanas.

Além do pai, tente construir uma rede de apoioque possa ajudar você em tarefas como buscar seu filho na creche, na faxina de casa e um babá de prontidão, que possa cuidar dos seus filhos por algumas horas quando você precisar. Faça amizade com outras mães da sala do seu filho e reveze dias de brincadeiras em cada casa.

Leia também:  Tipos de creches na Holanda e outras alternativas

Aproveite também o hábito em muitos países da Europa em que é comum as crianças dormirem cedo. Normalmente, por volta de 19h30, as crianças são colocadas na cama. Isso deixa tempo suficiente para si e para suas atividades à noite.

2 – Controle seu tempo gasto no celular e computador

Você já reparou quanto tempo você dedica às mídias sociais?

Uma boa dica, inclusive sugerida pelos melhores coaches e gurus de executivos de alto escalão, é: comece o dia longe do celular, sem verificar seu WhatsApp, Instagram, e-mail, Facebook…

Tente fazer isso um pouco mais tarde, para que a sua agenda não seja dominada por distrações que possam surgir no monte de informações aparecendo logo nas primeiras horas da manhã. O seu tempo já é tão escasso! Iniciar o dia com uma atividade benéfica, como meditar, uma atividade física ou mesmo tomar café da manhã em família pode ajudá-la a ter mais foco durante o dia.

À noite, deixe seu celular na sala na hora de dormir e, se precisar do despertador, compre um analógico para acordá-la. Em caso de estar pensando que algo urgente possa acontecer durante a noite, provavelmente há muito pouco que você possa fazer se alguém te ligar dando uma notícia ruim (só se seus filhos não estão dormindo em casa, não é mesmo?).

Isso também ajuda a encontrar o equilíbrio entre descanso, arrumar a casa, cuidar dos filhos e de si.

3 – Faça apenas uma tarefa por vez

O dia tem apenas 24 horas e a lista de tarefas pode exceder essas horas. Por isso, é necessário aprender a priorizar o que é fundamental para você e o que se encaixa em sua rotina.

Leia também:  Quais as opções de locais para dar à luz na Holanda?

Acredite, é melhor fazer menos tarefas que tenham mais efeito na sua vida e na dos seus filhos do que várias ao mesmo tempo, mas que não resolvam ou não tenham muito sentido para vocês. Isso tem a ver com a energia do momento. Tente estar realmente presente quando estiver fazendo uma atividade para si mesma ou com seus filhos.

No momento em que você quiser assumir esses dois lugares/papéis ao mesmo tempo, surge a inquietação e confusão. Por exemplo, se na hora do jantar com seus filhos seus pensamentos ainda estão no trabalho, nos assuntos que você ainda precisava resolver, tudo pode virar um caos em poucos minutos. Você vai ficar nervosa, seus filhos vão reagir de uma maneira que não vai gostar, você pode perder a paciência e eles também. Por isso, é importante se concentrar no presente, mesmo que as outras áreas da sua vida ainda estejam conturbadas.

Ao ocupar o lugar de mãe, você precisa colocar o foco total nesse papel, da mesma forma para quando você estiver fazendo atividades para si mesma. Dedique-se 100% a esse tempo valioso. Se estiver no lugar da empresária ou funcionária, amiga, esposa, cliente, foque em quem está com você no momento.

Mãe executiva no computador com colega de trabalho de costas, em tempo para si
Fonte: Amy Hirschi para Unsplash

Diga plenamente SIM para o momento presente e NÃO para as outras atividades ou preocupações. Esse é o desafio mais difícil, mas pode proporcionar a você mais tranquilidade e equilíbrio na sua vida.

Gostou dessas dicas? Que tal compartilhar com aquela amiga que também está precisando?

Gostou do artigo? Compartilhe com outras mães 🙂

Queremos saber o quanto esse artigo foi útil pra você!

Por favor, deixe sua avaliação.

Resultado 5 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar...

Nós lamentamos muito que você não está satisfeita com o artigo.

Ajude-nos a escrever artigos mais úteis e informativos!

Por favor, deixe sua sugestão em como melhorar esse artigo.



Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.