É mãe da Flora, uma menina de personalidade forte e muita energia, que a ensina todos os dias a sair da zona de conforto e a ter cada vez mais auto confiança. Em 2017, arriscou a maior aventura da sua vida: apoiou o marido no sonho de viver fora do Brasil. Venderam tudo e mais um pouco e foram para a Holanda para ele fazer um MBA. Agora, vivem na Bélgica, onde o marido arranjou um emprego. Responsável pelo Gerenciamento de Conteúdo e Estratégia, é apaixonada por empreendedorismo digital e materno. É jornalista, com MBA em Gestão Empresarial e especialização em Produção de Conteúdo para Web. Depois de mais de 10 anos trabalhando com Comunicação Empresarial e Marketing, resolveu jogar tudo para o alto e criar seu próprio negócio. Houve tentativas de uma startup de um aplicativo de livros digitais e uma consultoria de marketing digital para mães empreendedoras, mas a vida levou seus projetos para novos caminhos.

Nenhum comentário

  1. Concordo plenamente. Sou de São Paulo e vivo na Holanda há 26 anos. Minhas três meninas nasceram aqui, filhas de pai holandês. Sempre me dirigi a elas, desde bebês, na minha língua materna e o pai, em holandês. As crianças aprendem os dois idiomas facilmente, entendendo os dois significados como sinônimos: tafel e mesa são a mesma coisa! Sempre estimulei o aprendizado do português com músicas, filmes, jogos etc. Quando começaram a falar, dirigiam-se a mim em português e ao pai em holandês. O contato com a família e a cultura do Brasil sempre foi uma constante. Algumas crianças, apesar dos esforços da mãe ou do pai nesse sentido, continuam a falar holandês, embora compreendam o que lhes é falado em português. Não se preocupem, pois isso muda com o tempo. Ao ficarem mais velhos, são perfeitamente capazes de conversar em português! Acabam por superar os bloqueios e passam a valorizar sua capacidade de falar dois idiomas com fluência. Portanto, mãos à obra! Falem português com seus filhos! Sucesso!

  2. Parabéns pelo artigo Taissa! Certamente ajudará muitos casais neste quesito . Eu mesma me surpreendi ao saber das exigências para o registro de crianças na Holanda!
    Abraços
    Marisa de Mello

  3. Oi Taissa! Quando o pai é Holandês eles costumam aceitar também a criança ter dois sobrenomes?

    1. Não costumam aceitar, mas penso que vale a pena tentar sim, pois pode variar de Gemeente para Gemeente. Boa sorte!

  4. Amei o artigo, estarei indo para Holanda em 2019, minha família mora em Tilburg, tenho muitas dúvidas em relação a documentação, vacinas pq vou com meu filho de 06 anos…. Vou ler direitinho o artigo e qualquer dudúvi entro em contato com vcs.
    Obrigada

  5. Adorei as informações e orientações, muito objetivas e precisas, um bom texto dinâmico parabéns

  6. Parabéns pelo artigo. Aproveite muito essa fase porque passa rápido.

  7. Oi Juliette, achei bem interessante seu post. Mas, no meio da leitura me surgiu uma dúvida: é melhor procurar emprego estando na Holanda ou posso procurar do Brasil mesmo?
    Obrigada! 🙂

    1. Comece a procurar emprego já do Brasil em sites de emprego
      e na sua área. Procure por exemplo ‘vacatures (vagas) Portugees’ no Google.nl. Envie seu CV em Inglês. Incluindo uma carta de motivacão.
      Se for altamente qualificado em uma area específica, (highly skilled migrants ou highly educated migrants) ou se quiser investir no país ou iniciar um start-up, nesses casos o governo holandes facilita a sua entrada no país.
      A emissão do visto de trabalho depende do empregador. Normalmente é feito pela empresa

      Boa sorte!!!!

  8. Ótimo texto, Juliette! Vc tem indicação de escolas em Maastricht? Estou de mudança pra lá e tenho um bebê de 1 ano. Ele ainda não está em idade escolar, mas como comentou, dependendo da escola a fila de espera pode durar anos, é melhor prevenir, né?!
    Obrigada!
    Thais..

    1. Ola Thaís, obrigada!

      Em Maastricht, a Escola Internacional de Maastricht (ISM), a escola básica Joppenhof e United World College (UWC) se juntaram em 2009 e formaram a escola UWC Maastricht para alunos de 2 a 18 anos.

      United World College Maastricht trabalha com o Community Service Programme, que oferece uma base para vida toda, visando e servindo a comunidade. Oferece bolsas também. UWC tem 12 escolas no mundo todo.
      United World College Maastricht* (K-12)
      Discusworp 65
      6225 XP Maastricht NL
      +31 (0)43 241 0410
      http://www.uwcmaastricht.nl

  9. Oi Ana , Parabéns pela a verdade nas suas palavras! parabéns pela a resiliência que está tendo. Vou embora do Brasil agora no próximo dia 14, meu marido está trabalhando em Amsterdam já fazem 4 meses. tenho uma menina de 6 anos e um bebe de 1 aninho, nunca sai do País , estou feliz , mas também morrendo de medo. Todas vocês escritoras que colaboram com essa página estão de parabéns pela a coragem. Mesmo sem saber como vai ser nesse mundo novo, já me senti acolhida e fortalecida com os as experiências de voces. Beijo grande e meu muito obrigada. Ah já ia esquecendo, quero as dicas de comédia no Youtube por favor, também não vou ter tv por um bom tempo. Bjo

    1. Natalia, que seja uma mudança externa e interna transformadora para as suas vidas! Você também é muito corajosa em aceitar esse desafio. Vou dar as dicas de comédia em breve!?

  10. Amei o texto, Ana! E esse fundo do poço pra mim é o puerpério. Quando a gente consegue superar dá um alívio enorme, né?! Estou muito feliz de poder acompanhar um pouquinho das suas transformações. Um beijo em você e na Flora.

  11. Que texto verdadeiro! Eu ainda estou nesse fundo do poço e ler que há uma saída me enche de ânimo. Me identifico demais com vc pois tbem fico em casa com meu pequeno de 1 ano e meio, só nós dois. No Brasil eu tinha uma carreira, amigos, outros habitos, zerei tudo para acompanhar meu marido nesse sonho louco de morar em outro país. Não há sombras de arrependimentos mas as pequenas batalhas diárias cansam e nos levam à exaustão sim. Com quem tento desabafar ouço que não devia reclamar pois estou morando na Europa, como se solidão escolhesse continente. Obrigada de coração por partilhar sua experiência, falar sobre isso é o primeiro passo para nos sentirmos melhores .

    1. É muito difícil para quem não está na mesma situação entender o que estamos passando. Por isso acho tão importante os grupos! Mas em breve as coisas vão melhorar, ele vai crescer e você vai poder formar sua própria rede. Força!?

  12. Estou de mudança pra Bélgica tb e sites como esse já tem me ajudado muito ?? parabéns e obrigada por compartilharem

  13. oi Taisa,,
    No meu caso, eu não fiz o akte van naamskeuze, pois não sabia disso. Ao registrar nosso bebê, ele recebeu meu sobrenome incluindo o agnome de geração.
    Tentei argumentar na prefeitura em 4 oportunidades, mas em todas eu fui informado que devo colocar o nome que quero no momento do registro consular de nascimento. Então com o registro consular e ou passaporte em mãos, eu poderia voltar a prefeitura que eles atualizaram os documentos com o nome/sobrenome correto.
    Então, liguei no consulado brasileiro de Rotterdam ( agora de mudança para Amsterdam) e fui informado que o consulado apenas transcreve a certidão local de nascimento (fornecida pela prefeitura), ou seja, o consulado não altera sobrenomes. Ainda fui informado pelo consulado, que caso eu queira mudar o sobrenome dele, eu teria que fazer isso no Brasil ao converter a certidão consular de nascimento em certidão oficial de nascimento.
    Bom, depois dessa estória toda e de ouvir diferentes estórias, minhas perguntas são:
    1. É possível fazer e usar o aktie van naamskeuze após o nascimento e registro do bebe na prefeitura?
    2. Você vê alguma outra forma de resolver a minha situação que não seja pela forma q descrevi acima?

    1. Ola, Jose!
      Penso que ainda é sim possível mudar o nome após o nascimento através do Justis. Você terá q preencher um formulário e pagar uma taxa que gira em torno de 850 euros.
      https://www.justis.nl/producten/naamswijziging/aanvraagprocedure/index.aspx
      Aqui estão elencados os casos em que se autorizaria a mudança do nome.
      https://www.justis.nl/binaries/Brochure%20Naamswijziging_tcm34-295232.pdf
      No seu caso, penso q a razão A3 se aplicaria.
      Abraços,
      Taissa

  14. Ola Tassia, bom dia!
    Eu estou grávida de 6 meses e ja fomos na prefeitura da minha cidade e pedimos pelos 2 sobrenomes, pois, gostaria que minha filha tivesse o nome da minha familia e do meu namorado e eles falaram que nao eh possível.

    Pensamos em assinar o documento dela fizendo que meu sobrenome é o segundo nome dela (fazendo nome composto), o responsavel da prefeitura disse que nao esta de acordo, mas, que neste caso ele nao pode dizer nao…

    No seu artigo diz sobre:
    “Para solicitar esse documento no consulado, é necessário que um dos pais faça um agendamento no setor de Atos Notariais e compareça ao Consulado portando o documento de identificação brasileiro de ambos”
    Tambem é valido para quando a mae eh brasiliera e o pai Holandes ou somente se os 2 sao brasileiros?

    Amei seu artigo. Obrigada por ajudar em um assunto tao delicado. ❤

    1. Ola, Lilly.
      Obrigada por nos acompanhar!
      Sim, é possível pedir este documento no consulado brasileiro, mesmo quando um dos pais seja holandês.
      Com este documento fica mais fácil fazer o Acte van naamskeuze.
      Como eu disse, quando um dos pais é holandês, realmente e infelizmente fica a critério da gemeente autorizar ou não..
      espero que o documento do consulado ajude! Depois venha nos contar como foi 🙂 e boa hora para você! ❤️
      Abraços!

  15. Boa noite! Artigo interessantíssimo. Estou completamente perdida, estamos indo do Brasil p Amsterdã no final deste mês. Minha filha fala somente Português e poucas coisas em inglês. Que tipo de escola seria interessante? Podem me ajudar? Muito agradecida

    Aline Araújo

  16. Ela vai fazer 5 anos em Março. Quando começam as aulas aí? Obrigada

    1. Oi Aline, desculpe, seu comentário passou batido. Vocês já chegaram na Holanda? Como está a adaptação? Espero que bem! Abraços!

  17. Voce saberia dizer se todo cidadao europeu tem direito a esse subsidio do governo em relacao a creche ou somente holandeses? Eu tenho cidadania polonesa.

    1. Pais e mães que trabalham legalmente na Holanda, independemente da cidadania. Mas apenas se forem os dois trabalhando.

  18. Existe lista de melhores escolas?

  19. Olá taissa quais são meus direitos sobre o bebê? Sem ele ser registrado no meu nome? Posso viajar com ele assim que ele nascer ou tenho que esperar um pouco? Ele já está no nome do pai

  20. Que texto fantástico, Ana! Eu costumo dizer que morar fora é uma experiência de vida que todo mundo devia ter, por que é realmente transformadora. Obrigada por compartilhar!

  21. Excelente artigo! Eu já vinha desacelerando desde o Brasil e nem sabia que isso tinha nome e toda uma filosofia ?. Adorei!

  22. Amei esse artigo! Eu também desalererei minha vida também. Lembro da minha mãe sempre saindo de casa as pressas e isto me estressava muito. A felicidade está em curtir o momento presente não importa o quão simples ele seja. Ob

  23. Eu também não sabia que esse “ processo” tinha um nome. Logo que chegamos em Portugal sentimos essa diferença, o que nos fez muito bem.

  24. Ola me ajudou muito!
    Tem algum lugar que eu consigo buscar por escolas em leiden, minha preferência que seja semi internacional. Bilíngue

    1. Boa noite, estou a procura de ajuda pois me mudei para Eindhoven o mês passado e tenho um filho de 6 anos que só fala português, não sabe ler nem escrever ainda. Como saber que escola será melhor e com o melhor apoio na aprendizagem do holandês?

  25. Que legal seu blog. Eu também me mudei recentemente para Bélgica por causa de uma oportunidade de trabalho do meu marido e atualmente também estou grávida. Obrigada por compartilhar sua experiência. Me ajudou muito.

    1. Parabéns, Barbara! Eu também moro na Bélgica. Espero que tenha uma linda experiência neste país!:)

  26. Joane!
    Muito legal compartilhar tuas vivências e reflexões como mãe e pediatra! O olhar amoroso e ao mesmo tempo crítico e fundamentado da especialista!

Comentários estão encerrados.