Mulher com olhar triste por saudades da vida no Brasil
5
(2)

Em algum momento da sua adaptação a um novo país você provavelmente pensou em como estaria sua vida no Brasil (ou em até mesmo em voltar para lá). Não importa quanto tempo você esteja fora do seu país de origem, em algumas situações do dia a dia seu coração irá apertar e a saudades da vida no Brasil poderá aumentar.

Saiba que este sentimento é natural e esperado para muitas mulheres expatriadas, cabendo a cada uma de nós lidar da melhor maneira com ele.

Mulher chora  com as mãos escondendo o rosto de saudades da vida no Brasil
Foto de Kat Jayne no Pexels

Comparações

Fazer algumas comparações entre escola, moradia e custo de vida no país em que você está em relação ao Brasil, no começo da adaptação, podem ajudar a ver a nova vida com positividade. Mas, com o passar do tempo, as comparações não serão mais suficientes, pois nem tudo pode ser contabilizado. Por isso, talvez não seja muito vantajoso colocar na balança a vida que você tinha antes de sair do Brasil com a de agora, fora dele.

A mudança para um novo país não é apenas física, mas muito mais emocional. Lidar com novas responsabilidades, tarefas domésticas, nova rotina e sair da zona de conforto cotidianamente exigem muito de nós enquanto mulheres, e mais ainda enquanto mães. Por isso, é esperado querer retornar ao que para nós é familiar.

Dicas para lidar com as saudades da vida no Brasil

Embora seja reconfortante pensar que você sempre terá o carinho e amor das pessoas mais próximas, ainda assim é necessário encontrar maneiras de lidar com o vazio da ausência delas. Pequenas adaptações e uma mudança de perspectiva podem ajudar a amenizar as saudades. Quem sabe algumas dessas dicas podem te ajudar?

Leia também:  7 atrações com o tema dinossauros na Holanda

Mantenha uma rotina especial

Não faça da ausência da sua família e amigos uma desculpa para não manter hábitos e rotinas especiais. Se, por exemplo, todo domingo você se reunia para um almoço com sua família, não exclua isso da sua vida.

Por mais que seja doloroso e que eles não estejam com você nesse momento, eles fazem parte da sua vida e é prazeroso lembrar das pessoas e situações especiais. Tente adaptar esses momentos, ou até mesmo recriá-los, com a família e amigos que você tem por perto.

Memória afetiva

Certos alimentos estão associados a memórias afetivas, sendo normal sentir falta não apenas da comida em si, mas do que esta representa. Algumas vontades, como a saudades daquela lasanha da sua bisavó ou o bolo de laranja da sua mãe, por exemplo, irão aparecer. Não faça disso algo menor!

Rolo desenrolando massa de torta
Cozinhar as receitas da família é uma forma de matar as saudades da vida no Brasil Foto de rawpixel.com no Pexels

Você pode pedir a receita daquela sua comida favorita e tentar fazer você mesma. Ou, então, procure um fornecedor brasileiro onde você está que possa criar algo próximo do que você quer. Afinal, hoje em dia, é muito fácil achar um restaurante ou cozinheiro brasileiro pelos quatro cantos do mundo.

Faça alguma atividade presencial

Para algumas pessoas, estar com contato com amigos, fazer algum curso, começar um trabalho voluntário e, de certa forma, fazer parte da comunidade, seja essa brasileira ou não, ajuda muito. Quando você percebe que os ganhos advindos da mudança já superaram as perdas, a vontade de voltar para o Brasil diminui.

Ajudante leva cadeirante idoso para passear
Trabalho voluntário é uma forma de viver o presente e amenizar as saudades da vida no Brasil Foto de Josh Appel em Unsplash

Para algumas pessoas, a adaptação pode ser mais difícil e fica inevitável a vontade de voltar para o Brasil . Nessas horas, é importante não se isolar e desistir. Morar em outro país nos dá a oportunidade de abrir os olhos para uma outra realidade, permitindo repensar nossos valores, conceitos e crenças. E, acima de tudo, amadurecer e descobrir do que você é capaz.

Leia também:  Como registrar um bebê na Holanda

Não ignore suas saudades da vida no Brasil

Saiba que a vontade de voltar para o Brasil, bem como a saudades, serão sentimentos recorrentes na sua vida de expatriada. Você precisará encontrar maneiras positivas e menos dolorosas para lidar com eles. 

E de maneira alguma esconda esses sentimentos quando eles vierem ou finja que nunca os sentiu. Assim como tantos outros, eles fazem parte do processo de adaptação e temos muito o que aprender com eles.

Caso necessário, procure a ajuda de um psicólogo. Existem várias opções de atendimento on-line de psicólogos brasileiros, se você não for fluente na língua do país onde vive. Encontre a lista dos psicólogos autorizados a atender pela internet pelo Conselho Federal de Psicologia do Brasil aqui.

Mulher como fone de ouvido na frente do computador fazendo terapia online como forma de lidar com as saudades da vida no Brasil
Muitos psicólogos brasileiros têm autorização para fazer terapia via internet Foto de picjumbo.com no Pexels

Você conhece alguém que está sofrendo com saudades do Brasil? Então compartilhe esse post!

Gostou do artigo? Compartilhe com outras mães 🙂

Queremos saber o quanto esse artigo foi útil pra você!

Por favor, deixe sua avaliação.

Resultado 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar...

Nós lamentamos muito que você não está satisfeita com o artigo.

Ajude-nos a escrever artigos mais úteis e informativos!

Por favor, deixe sua sugestão em como melhorar esse artigo.



Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.