Trevos de quatro folhas em homenagem ao Saint Patrick's Day na Irlanda

Por que é tão importante o Saint Patrick’s Day na Irlanda?

5
(1)

Uma das datas mais esperadas e festejadas é, com certeza, o Saint Patrick’s Day na Irlanda (Dia de São Patrício), comemorado no dia 17 de março (feriado nacional). Esse é o dia em que o santo faleceu e foi enterrado na cidade de Downpatrick, onde a primeira igreja foi por ele estabelecida.

Cidade cheia em celebração do Saint Patrick's Day na Irlanda
Foto de gdtography no Pexels

Para entrar no clima e se sentir um verdadeiro Irlandês, prepare então o seu repolho cozido, corned beef (uma espécie de carne ao molho), sua pint de Guinness e confira abaixo várias curiosidades sobre essa super comemoração. Sláinte!

Um pouco sobre a história

Nascido na Grã-Bretanha, aos 16 anos Patrick foi sequestrado e escravizado pelos irlandeses. Depois de retornar à sua terra natal, Patrick se tornou padre e decidiu voltar para a Irlanda para construir igrejas, evangelizar e batizar a população.

Um de seus maiores feitos foi a suposta expulsão de todas as cobras da ilha e é graças a ele que ninguém na Irlanda precisa se preocupar com esses répteis. Isso faz com que seja de certa forma estranho observar o grande número de cobras esculpidas e pintadas em edificações históricas, parques e igrejas pelo país.

A celebração

Originalmente, a data representava um dia de renovação espiritual. Mas, com o passar dos anos, as festividades foram aumentando e hoje em dia podemos comparar o Saint Patrick’s Day ao carnaval brasileiro (em proporções menores).

Na década de 1990, o governo irlandês passou a utilizar a data como pretexto para difundir a cultura do país ao redor do mundo. É costume o atual Taoiseach (primeiro ministro) da Irlanda presentear o presidente dos Estados Unidos com uma tradicional tigela de cristal fabricada em Waterford cheia de trevos.

Apesar de ser a festa irlandesa mais conhecida no mundo, a tradição atual dos desfiles no centro das cidades com carros alegóricos, fantasias e rostos pintados teve início nos Estados Unidos, em 1737. O primeiro desfile na Irlanda em homenagem a Saint Patrick aconteceu na cidade de Waterford, em 1903. O famoso desfile de Dublin (capital do país) só passou a acontecer a partir de 1931.

Leia também:  Reajustar a carreira na Europa: 5 dicas

Por que usar verde?

Mulher usando blusa e colar verdes no Saint Patrick's Day na Irlanda
Foto de Matthew T Rader no Pexels

Do ponto de vista folclórico, devemos usar verde para despistar os Leprechauns, famosos duendes irlandeses, pois é sabido que eles não enxergam essa cor. Dizem quem não está vestido de verde nesse dia pode levar um beliscão do Leprechaun mais perto (ui)!

Outros acreditam que a cor verde passou a ser associada à comemoração por ser a cor do trevo, um grande símbolo da Ilha Esmeralda (como também é chamada a Irlanda). Acredita-se ter sido utilizado por Saint Patrick para explicar o significado da Santíssima Trindade aos pagãos.

Ao final do dia, ainda é costume em algumas partes do país ‘afogar o trevo’ ou ‘molhar o trevo’ ( ‘drowning the shamrock’ ou ‘wetting the shamrock’). Essa tradição consiste em colocar um trevo em um copo e enchê-lo de whisky, cerveja ou cidra. Após o brinde a Saint Patrick, todos bebem e podem engolir o trevo ou jogá-lo para trás (por cima do ombro) para chamar boa sorte.

Historicamente, durante as tentativas da Irlanda de se tornar independente, as cores da bandeira do país tinham significado religioso: os católicos usavam verde e os protestantes usavam laranja. A cor inicialmente associada a Saint Patrick era o azul claro. Porém, no século XIX essa tradição mudou e hoje em dia o verde é a cor que simboliza a comemoração, mostrando novamente a grande influência da igreja católica no país.

Independente de onde surgiu a tradição, é possivel observar a cor verde dos pés à cabeça das pessoas nesse dia, bem como nas comida e bebidas oferecidos nos pubs (haja corante)!

Ao redor do mundo

Vários países comemoram o dia de São Patrício, em diferentes proporções. No Brasil, algumas cidades costumam realizar festas e oferecer cerveja verde no dia 17 de março e até o Cristo Redentor já foi iluminado com essa cor para homenagear o padroeiro da Irlanda.

Leia também:  Tipos de creches na Holanda e outras alternativas

O rio Chicago, nos Estados Unidos é tingido de verde, a London Eye (famosa roda gigante de Londres) e o castelo da Bela Adormecida na Disneylândia de Paris fazem sua homenagem. O famoso hotel Burj al Arab, em Dubai, as Cataratas de Niágara (também nos EUA), o Coliseu, em Roma, e vários outros monumentos ao redor do planeta também ficam verdes no dia 17 de março.

Gostou do artigo? Que tal compartilhar nas suas redes sociais? Botões do WhatsApp e Facebook logo abaixo.


Queremos saber o quanto esse artigo foi útil pra você!

Por favor, deixe sua avaliação.

Resultado 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar...

Nós lamentamos muito que você não está satisfeita com o artigo.

Ajude-nos a escrever artigos mais úteis e informativos!

Por favor, deixe sua sugestão em como melhorar esse artigo.



Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.