Papai Noel ou quem é Sinterklass

Quem é Sinterklaas e suas diferenças com Papai Noel

5
(5)

Apesar de muitos pensarem que os dois bom velhinhos são a mesma ‘pessoa’, as lendas e costumes por trás de ambos não poderiam ser mais diferentes. A longa barba branca e a roupa vermelha parecem ser as únicas semelhanças entre eles. Afinal, quem é Sinterklass (ou Saint-Nicolas) e quais suas diferenças em relação ao Papai Noel?

Quem é Sinterklaas, personagem tradicional na Holanda
Sinterklaas também é um senhorzinho simpático, mas diferente do Papai Noel
Fonte: CC-BY-SA-2.5 de Gaby Kooiman

Sinterklaas (ou Saint-Nicolas na região francofônica da Bélgica) representa São Nicolau, um bispo católico do século IV. Ao contrário do Papai Noel, que vive no Pólo Norte, Sinterklaas vive em Madri, na Espanha, e viaja para a Holanda e Bélgica todo ano para comemorar o seu aniversário, que é no dia 6 de dezembro. 

Sinterklaas não possui renas nem trenó, ao invés disso ele sempre chega de barco e na companhia de Amerigo, seu cavalo branco, e seus fiéis ajudantes, os Pieten, que não são duendes orelhudos.

A lenda por trás de Piet não é clara e no decorrer dos anos já provocou a ira de muitos que acreditam que o verdadeiro era um escravo de São Nicolau. Outros, porém, dizem que a cor escura da pele se deve apenas ao fato de serem os ajudantes que descem pela chaminé das casas, e não Sinterklaas, então sempre ficam sujos de fuligem. O Daniel Duclos, do blog Ducs Amsterdam, escreveu um artigo bem esclarecedor sobre isso aqui.

Chegada do Sinterklaas na Holanda

A chegada de Sinterklaas na Holanda acontece no primeiro fim de semana depois do dia de Sint Maarten (que é comemorado no dia 11 de novembro). A cada ano, o barco que o trás da Espanha oficialmente atraca em um local diferente.

Mesmo tendo um local oficial de desembarque, praticamente todas as cidades e pequenos vilarejos da Holanda comemoram a chegada de Sinterklaas. O tamanho do evento varia de acordo com o tamanho da cidade, mas é sempre marcado por muita alegria, brincadeiras e música.

As crianças são vestidas de Sinter ou Piet e há distribuição de muita pepernoten (um biscoitinho típico dessa época do ano que pode ser encontrado em qualquer mercado). Quando for assistir ao desfile de chegada, não se esqueça de levar um pacotinho ou pote para guardar os que ganhar.

Dica: para saber quando e onde o Sinterklaas chegará a alguma cidade holandesa, digite no Google ‘ Sinterklaas intocht’, seguido pelo nome da cidade (por exemplo: ‘Sinterklaas intocht Amsterdam).

Chegada na Bélgica

Na Bélgica, também se comemora a chegada do Sinterklaas (em holandês, na parte flamenga) ou Saint-Nicolas (em francês, na Valônia). Diferentemente da Holanda, as crianças belgas podem ver uma “versão” do velhinho em diversos locais, mesmo em shopping centers, assim como acontece com o Papai Noel no Brasil.

Leia também:  Dicas para comprar roupas na Europa pela internet

No dia 6 de dezembro, as famílias belgas costumam comemorar o dia de São Nicolau com mais presentes para as crianças do que no Natal.

Sinterklaas Journaal

Na semana que antecede a chegada de Sinterklaas à Holanda, o Sinterklaas Journaal (ou Telejornal do Sinterklaas) tem início em TV aberta. Ele começa por volta das 18h e relata as aventuras de Sinter e seus ajudantes na viagem da Espanha até a Holanda.

Sempre acontece algum imprevisto e isso faz com que as crianças do país inteiro fiquem apreensivas, com medo de Sinterklaas não conseguir chegar na data prevista e todos ficarem sem seus tão esperados presentes. O telejornal fictício é tão famoso que até as creches ligam as TVs para que as crianças não percam as novidades. Para saber mais detalhes sobre o telejornal (e assistir ao capítulo do dia anterior, caso você tenha perdido), acesse o site oficial através desse link: www.sinterklaasjournaal.ntr.nl.

Diferenças entre Papai Noel e Sinterklaas

Na sua região existe alguma tradição diferente das brasileiras? Conta pra gente nos comentários!


Queremos saber o quanto esse artigo foi útil pra você!

Por favor, deixe sua avaliação.

Resultado 5 / 5. Número de votos: 5

Seja o primeiro a avaliar...

Nós lamentamos muito que você não está satisfeita com o artigo.

Ajude-nos a escrever artigos mais úteis e informativos!

Por favor, deixe sua sugestão em como melhorar esse artigo.



Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.