crianças na Holanda com seus lampiões no dia de sint marteen

Sint Maarten: um dos dias mais esperados pelas crianças na Holanda

5
(1)

Essa é uma das datas mais esperadas pelas crianças na Holanda: o dia de São Martinho (Sint Maarten, também conhecido como Martinstag), que é o padroeiro das crianças e dos menos afortunados. O dia de Sint Maarten é comemorado anualmente no dia 11 de novembro em vários países da Europa de maneira diferente (embora também seja celebrado também no dia 10, como em parte da Bélgica).

Celebrações diversas

Nem todas as cidades da Holanda celebram o dia de Sint Maarten, mas a tradição vem crescendo a cada ano. A comemoração em Utrecht e Groningen tem um significado ainda mais especial, pois o santo é o patrono (beschermheilige) das duas. Nessas cidades também ocorrem desfiles nas ruas principais, atividades para as crianças, workshops diversos, etc. Mais informações sobre o festival em Utrecht podem ser encontradas no link oficial do evento: https://sintmaartenutrecht.nl/.

Lampeões com luzes acesas pendurados em árvores para comemorar o Sint Maartin na vida com crianças na Holanda
Lampeões enfeitam as árvores nas ruas da Holanda em comemoração ao Sint Maartin
Foto de Serena Repice Lentini on Unsplash

Nas cidades em que o catolicismo predomina, principalmente ao sul do país, a comemoração ainda tem fundo religioso. As famílias costumam fazer uma espécie de passeata que se inicia na igreja local, de onde adultos e crianças saem carregando seus lampiões até uma fogueira.

Em Amsterdam, há sempre uma passeata dentro do Vondelpark que, além dos tradicionais lampiões, também conta com a presença de músicos. Para mais detalhes, visite o site do parque aqui.

O que as crianças na Holanda fazem

Na maioria das cidades, no dia 11 de novembro, entre as 18h e 20h, as crianças (sempre acompanhadas de um ou mais adultos) saem pelas ruas da vizinhança com suas lanternas (o lampion, em holandês) feitos de papel e cantando cantigas típicas. Em troca, elas recebem doces. Por isso a data também é conhecida por muitos imigrantes como o ‘Halloween Holandês’, já que esse momento de pedir doces é mais popular que o Dia das Bruxas, em 31 de outubro.

Leia também:  Como lidar com a agência de seguro do empregado na Holanda
Balas e doces para as crianças na Holanda pegarem no dia de Sint Maarten
Balas e doces esperam pelas crianças na Holanda no dia de Sint Maarten
Foto de rawpixel.com no Pexels

Geralmente, as crianças na Holanda fazem as lanternas de papel na escola ou na creche, mas também é possível comprá-las prontas em papelarias, lojas de utilidades domésticas e lojas de brinquedos (como Bruna, Blokker, Hema, Action, Xenos, etc). Os pais também devem comprar a pilha e a varetinha (lampionstokje, custa em torno de €1 a €2) que segura a lanterna de papel e onde fica a lâmpada, que irá iluminar o caminho dos pequenos. Não se esqueça de levar uma sacola ou mochila para carregar os doces!

Tradicionalmente, as crianças na Holanda batem apenas nas portas das casas que deixaram uma vela acesa na entrada (indicando que querem participar da celebração). Nessa época do ano chove quase todo dia no país, mas nem por isso os pequenos deixam de seguir a tradição. Se esse for o caso na sua cidade, uma boa pedida são as velas eletrônicas.

Músicas

Antes de ganhar o doce, as crianças devem cantar uma das músicas típicas de Sint Maarten. Há várias versões diferentes, aqui temos a letra de uma delas:

Sinte, Sinte Maarten

Sint Marteen, Sint Maarten

De koeien hebben starten

De meisjes hebben rokjes aan

Daar komt sinte Maarten aan

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=v-P9lr_V0fY

Se a criança cantou a música direitinho, ganha um (isso mesmo, apenas UM) item. O mais comum é oferecer doces às crianças, mas muitos também entregam frutas (mexericas, peras, maçãs), nozes, poffertjes (mini panquecas, típicas na Holanda). Por razões de segurança, o aconselhado é aceitar produtos não industrializados ou produtos em embalagem aberta apenas de pessoas conhecidas.

E você, já celebrou essas tradições locais com seu filho? Se mora em outro país, o dia de São Martinho é celebrado de forma diferente? Queremos saber como é viver e celebrar tradições pela Europa afora!


Queremos saber o quanto esse artigo foi útil pra você!

Por favor, deixe sua avaliação.

Resultado 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar...

Nós lamentamos muito que você não está satisfeita com o artigo.

Ajude-nos a escrever artigos mais úteis e informativos!

Por favor, deixe sua sugestão em como melhorar esse artigo.



Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.