Família andando na rua feliz ao criar filhos na Europa

Vantagens de criar filhos na Europa

4.8
(12)

Quem não sonha em viver num país seguro, onde pais e filhos têm a liberdade de ir e vir? Um lugar onde nossos filhos tem uma educação de qualidade e gratuita? Onde o acesso a um bom sistema de saúde é um bem comum? Muitos países europeus garantem isso, mas cada um tem suas particularidades. Por isso, neste artigo vamos contar quais as vantagens de criar nossos filhos na Europa.

Existem várias pesquisas internacionais que revelam quais são os melhores países para criar filhos no exterior. Quase todas têm algo em comum, os países nórdicos, que acabam tendo as melhores pontuações. São eles: Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega e Islândia.

Paisagem de barco em lago em Helsinki, Finlândia, um dos melhores lugares para criar filhos na Europa
Helsinki, Finlândia, é um dos melhores lugares do mundo para se criar filhos
Foto de Carlos “Grury” Santos em Unsplash

Mas, porque será que esses países estão sempre no topo? Como eles conseguem garantir essa qualidade de vida para pais e filhos?

Melhores países para criar filhos na Europa

No geral, os países nórdicos sempre se alternam na liderança de melhor país para se ter filhos. A organização Save the Children fez uma pesquisa com 179 países para descobrir quais são os melhores países para se tornar mãe. De novo, os países nórdicos ficaram no topo da lista. Nessa pesquisa, foram observados:

  • saúde das mães e das crianças,
  • nível de escolaridade,
  • a desenvoltura da economia,
  • e o envolvimento das mulheres na política.

Em outra recente pesquisa, os países nórdicos lideram a lista de países com pessoas mais felizes do mundo. Essa pesquisa conseguiu correlacionar a felicidade das pessoas com os serviços estatais de qualidade e a posição da mulher na sociedade.

É de impressionar que, mesmo com o frio e dias mais curtos nos invernos rígidos do hemisfério norte, as pessoas que moram lá sejam as mais felizes do mundo. 

Leia também:  Morar no Exterior: o que ninguém te conta
Criança pequena brinca com roupa de frio com toco de madeira em floresta
Apesar do frio intenso, as pessoas que vivem nos países nórdicos são as mais felizes
Foto de Alexander Dummer no Unsplash

Então, me pergunto: se o Brasil oferecesse todos esses privilégios, com o clima que temos, será que transbordaríamos felicidade? Outro aspecto importante de mencionar é a posição da mulher na sociedade, o quanto a felicidade da mãe conta no resultado final. A representação política e o legado em direitos femininos afetam a felicidade da sociedade em geral.

Serviços públicos e impostos

Os custos com educação, saúde e segurança no Brasil são geralmente muito altos, enquanto nos países nórdicos esses custos são responsabilidade do Estado. Um fator interessante é que nos países nórdicos as pessoas têm uma relação diferente com o papel taxador do estado:

“Se você deseja uma comunidade que funcione, com toda a infraestrutura e os benefícios sociais que você tem em um mundo civilizado, então você tem que pagar impostos”.

Contribuinte da Suécia entrevistado pelo Swedish Institute

A intenção da pesquisa do Swedish Institute foi mostrar o significado dos impostos na vida dos contribuintes. Além disso, como eles estão dispostos a pagar ainda mais caso seja necessário para o bem comum.

Criança na escola em um dos melhores países para criar filhos na Europa
Educação de qualidade é garantia básica do governo para as crianças no melhores países para criar filhos na Europa
Foto de pan xiaozhen no Unsplash

A social democracia dos países nórdicos, um sistema que cria condições para a atuação mais saudável do capitalismo, se baseia nos fundamentos da igualdade. Ou seja, onde o capitalismo deixa a desejar, a social democracia serve como tapa buraco.

Então, os investimentos em bem estar social são altíssimos e todas as pessoas tem acesso a todos os serviços. De saúde, educação, bem estar, a moradia e segurança, tudo é garantido.

Vários países da Europa fazem uso de muitos mecanismos da social democracia para combater a desigualdade e garantir estabilidade social. Ao contrário do Brasil, onde se misturam favelas e mansões, ou seja, os níveis de desigualdade são descontrolados.

Se há desigualdade, a chance é grande de haver também crimes por roubo. Em outras palavras, a questão da segurança é estrutural e surge dessa desigualdade.

Leia também:  Inverno na Europa: onde se divertir com as crianças

Combate à corrupção

Na Europa, os seguintes aspectos são de prioridade do estado para o combate à corrupção:

  • transparência na política,
  • o investimento em conhecimento cívico nas instituições de ensino,
  • uma mídia democrática.

Esses fatores fazem com que os níveis de corrupção sejam mais controlados. O baixo nível de desvio de dinheiro público faz com que haja maior retorno em forma de serviços públicos de qualidade.

Menina realiza exame oftalmológico
A baixa taxa de corrupção também contribui para que o dinheiro seja melhor distribuído para o bem estar da população
Foto de nrd no Unsplash

Outros países para criar filhos na Europa

Uma recente pesquisa da Unicef mostra que Portugal e Estônia também têm oferecido boas políticas sociais de assistência às famílias. Ambos têm investido muito em bem estar social nos últimos anos. A pesquisa do Kidsrights Index de 2019 com 181 países mostra que além dos nórdicos, os países europeus que mais respeitam os direitos das crianças são:

E então, você seria feliz num país com clima e cultura tão diferentes do Brasil, mas com todos os serviços de alto padrão e gratuitos? Conta pra gente aqui nos comentários.


Queremos saber o quanto esse artigo foi útil pra você!

Por favor, deixe sua avaliação.

Resultado 4.8 / 5. Número de votos: 12

Seja o primeiro a avaliar...

Nós lamentamos muito que você não está satisfeita com o artigo.

Ajude-nos a escrever artigos mais úteis e informativos!

Por favor, deixe sua sugestão em como melhorar esse artigo.



Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.